A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável-Semad, em parceria com o Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha, realizou nesta terça-feira (8/3), no Parque Gentil Diniz, uma oficina de produção de ecobolsas, a partir da reutilização de banners. A atividade, que contou com a participação de servidoras da administração municipal e moradores da região, integra a programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher,
Segundo a gerente de Mobilização Ambiental, da Superintendência de Políticas Públicas da secretaria, Renata Moraes Costa, a proposta de realização da oficina nesta terça para as mulheres, foi comemorar essa data tão significativa, mas também mostrar para as presentes a necessidade e importância da reciclagem de materiais que são comumente descartados na natureza, demorando milhares de anos para se decompor.
“Estamos aproveitando um resíduo sólido que seria dispensado na natureza e demoraria mais de 400 anos para se decompor. Assim, agregar outro valor a esse resíduo, transformando-o em outro produto, trabalhando a conscientização e mostrando para as pessoas que dá, sim, para ressignificar o material, dando outro uso”, explicou.
Renata afirmou que a equipe optou por administrar a oficina de ecobolsas, inclusive, pela oportunidade de geração de renda que a atividade apresenta para as participantes. “Para além da questão de socialização que a oficina oferece, com essa troca de experiências e saberes. Esta oficina tem um potencial gerador de renda para essas mulheres, dando a oportunidade das participantes de comercializar o produto produzido”, afirmou.
A gerente destacou também a importância da parceria com o Consórcio da Pampulha, na promoção de atividades e ações que buscam cada vez mais trabalhar a preservação da natureza e da Bacia Hidrográfica da Pampulha. “Estamos trabalhando em conjunto para, cada vez mais, mobilizar a população, tanto de Contagem, quanto de Belo Horizonte, sobre a importância da realização desses trabalhos e, principalmente, da preservação dos recursos naturais”.
A artesã Noêmia Teixeira foi uma das participantes da oficina e ficou encantada com o resultado. Ela que possui uma barraca na Economia Solidária do município, afirmou que pretende comercializar o produto que aprendeu a fazer. “Tivemos a oportunidade, nesta manhã, de desenvolver uma nova forma de artesanato, que vai possibilitar para mim oportunidades de renda. Estou muito feliz de ter participado da oficina, acrescentando conhecimentos ao meu trabalho e levando o artesanato para mais pessoas na cidade”.